Todo cuidado é pouco, inclusive nas redes sociais e em aplicativos de relacionamentos.
Por mais que tenham pessoas buscando algo específico nesses meios, nem sempre tudo parece ser confiável. Algumas usam as redes e os aplicativos, para prejudicar outros, cometendo golpes, incitando-os para algum tipo de crime e fingindo serem o que não são, para atrair vítimas para certas armadilhas.
Marcar encontro com uma pessoa desconhecida e ir ao local desacompanhada é um risco. Sempre bom levar alguma companhia. Atualmente, deve-se ficar atento aos fatos que acontecem através da internet, principalmente com mensagens que chegam no Whatsapp, com links externos de oportunidades de emprego, venda de notas falsas ou de conteúdo pornográfico, entre outros. Analise links com cuidado e se desconhecerem a fonte, ignore-os! Mas é sempre bom se precaver na forma de conversar também, analisando quem te aborda nas redes e o teor do assunto que se cria entre vocês.
O raqueamento de contas online se tornou bem popular ultimamente também. Contatos tem sua conta invadida por terceiros e alguns até acabam entrando em prejuízo financeiro, por acreditar em fatos mentirosos e até mesmo, ameaçadores. Mas vamos falar de um outro assunto que talvez esteja ligado a tudo isso citado: o interesse! Quando alguém se interessa por você, vai tentar de alguma forma entrar em contato contigo. Seja por telefone, chat, comentário na sua foto, curtida, solicitação, etc. Mal intencional ou não, difícil saber de início. A pessoa vai ter a chance de conversar contigo, se aceder. Mas o interesse tem que vir espontâneo, sincero, natural e sem outras intenções, como pedir algo financeiro por exemplo.
Muita das vezes, alguns acabam caindo na lábia de pessoas, que demonstravam um certo afeto a elas e depois que percebiam que as suas presas estavam nas redes, pediam alguma quantia de dinheiro com a promessa simples de pagarem depois. Quem nunca não foi surpreendido com um pedido de pix, né?
Se a pessoa te pede algo financeiro e detalha o motivo de estar lhe pedindo aquilo, pode ser que seja verídico. Cabe a você analisar essa situação e resolver se empresta ou não, mas tenta conhecê-lo melhor. É um caminho a se seguir. Se interessar de verdade é querer se envolver contigo, participar da sua vida, cuidar de ti, enfim. Não deixe o coração falar mais alto que a razão e evite que os problemas atingem você e pessoas que te cercam. A consciência dos seus atos depende da sua forma de viver.
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu feedback sobre o que ando postando regularmente!